- Sobre o Blog

A motivação de usarmos essa ferramenta o blog, surgiu para registrar e ampliar o aprendizado da Turma de Libras "Organizando ideias" da Faculdade Sumaré, iniciado em 2011 com a Profª Tatiana Milanez.

Ah foi proposto a nossa Turma que façamos parte do Seminário da Faculdade, cujo o tema será Diversidade...apresentar um pouco do mundo do deficiente auditivo, eis um ser que pensa, não mais considerado um louco, retardado por conta disso como antigamente na sociedade, a partir desse relato e dessa fala de Emília Ferreiro que diz "... A minha contribuição foi encontrar uma explicação segundo a qual, por trás da mão que pega o lápis, dos olhos que olham, dos ouvidos que escutam, há uma criança que pensa". Ou seja, logo pensamos através dos ouvidos que não escutam, há também alguém que pensa.

Criamos um nome para nossa turma "Organizando ideias", eis que é assim que a Libras (Língua Brasileira de Sinais) contribui, pois através dos gestos das mãos, das expressões, acontece a organização das ideias, do pensamento...

" Libras, um meio de alcançar de forma fácil e rápida a mente do surdo." (J. Schuyler Long)

Concluído o nome do Grupo, criamos também um logo, para representar a turma, nasceu também esse blog depois de tantas as ideias!!

Pensando nas cores do logo...
Primeiramente baseado no logo da própria Faculdade Sumaré e também por representar muito bem o nome escolhido para a Turma do Curso de Libras "Organizando ideias" de acordo com o significado das cores (amarelo e azul).

Significado do amarelo: "Associa-se com a parte intelectual da mente e a expressão de nossos pensamentos. Nos ajuda a organizar-nos, a assimilar as ideias inovadoras, e contribui para a habilidade de ver e compreender os diferentes pontos de vista". [Fonte]

Significado do Azul: "O azul ajuda a controlar a mente, a ter clareza de ideias e a ser criativo". [Fonte]



Postaremos nessa página dicas de leituras, vídeos, filmes, enfim, porém não focar somente na deficiência auditiva, mas em toda ação de inclusão, falaremos da diversidade, todo processo realizado nas aulas, e no seminário que está programado para final do mês de setembro.


Já dizia uma Professora da disciplina de inclusão Cristina Dias... Abraços inclusivos.

Autoria Mia (Miriely Patrícia)