- Dica cultural / Eventos


SEMINÁRIO TEMÁTICO VI

O Seminário Temático está em sua 6ª edição. Vivemos um período em que as discussões em torno dos direitos sociais se disseminam, e, nos últimos vinte anos, apesar do esforço de governos latino-americanos em procurar atendê-los, ainda temos uma realidade em que práticas diversas contradizem as conquistas obtidas e obstruem novos alargamentos. Este seminário pretende refletir sobre alguns desdobramentos, dimensões e limites que se nos colocam por ocasião deste tema.

Data: 29 de outubro Local: Auditório da Unidade Sumaré
Tema: Práticas culturais e direitos sociais: tensões e desdobramentos

 Sábado – 29 de outubro de 2011
Auditório Prof. Dr. João Paulo dos Santos Netto – Diretor Geral da Sumaré.
Prof. Dr. Ramon Casas Vilarino – Coordenador de Extensão e Pesquisa da Sumaré.
Conferência (14h às 15h30)Violência simbólica nas relações sociais
Profa. Dra. Maria da Graça Jacintho Setton (Faculdade de Educação da USP) Saguão
Apresentação de pôsteres dos Grupos de Estudo e Pesquisa e de Iniciação Científica.

* Oficinas (16h às 17h30) - Cantar com as mãos – Profa. Tatiana A. Milanez (Faculdade Sumaré)- Empregabilidade: a preservação do direito ao trabalho – Prof. Me. Carlos Rubens Zacarias (Faculdade Sumaré)- Ensino e Aprendizagem da Arte no Ensino Fundamental - Profa. Me. Amélia Natalina Constante Garcia (Faculdade Sumaré)- Escola sem homofobia – Profa. Me. Maria Helena Franco (ECOS)- Etnomatemática: Viajando pela Àsia através dos brinquedos e da matemática das sete peças do Tangram.   Profa. Me. Rosa Goldgrub (Faculdade Sumaré)
- Mostra de filmes etnográficos – Prof. Me. Elias E. Gomes (Faculdade Sumaré)

Comunicações Orais (16h às 17h30)- Brasil, anos 1960: conflitos e tensões em torno do direito à terra   Prof. Me. Marco César de Araújo (Faculdade Sumaré)- Governança corporativa, práticas culturais e cidadania   Prof. Me. Alberione Braz da Silva (Faculdade Sumaré)- Reconfigurações das relações de trabalho na sociedade contemporânea   Profa. Ms. Taís Viudes de Freitas (Doutoranda Unicamp)- Responsabilidade Socioambiental
   Prof. Me. Leandro Calve (Faculdade Sumaré)
- A Violência Simbólica nas relações entre adultos e crianças na educação infantil – 
Profa. Me. Waldete Tristão (CEERT)

___________________________________________


Convidamos todos os surdos, intérpretes, alunos, pais, diretores e todos que lutam por uma educação bilíngue para surdos nas escolas a participarem da Caminhada do Dia do Surdo no dia 26/09/2011

Horário: 13h30
Local : PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SAO PAULO

No dia 27/09/2011 haverá a 1º votação para aprovação do Projeto de Lei que entregamos no dia 15/08/2011, na Câmara dos Vereadores. 

Compareçam!!! Precisamos da presença de todos para mostrar nossa força!
Horário: 14h00

No dia 26/09/2011 será comemorado o Dia Nacional do Surdo e pedimos a todos que ouçam com os olhos e o coração, nos dando um presente que há muito esperamos:

“Lei que garanta o direito do Surdo a receber educação de qualidade e acessibilidade ao conhecimento na sua primeira língua, a Língua de Sinais e como segunda língua, a Língua Portuguesa na modalidade escrita nas Escolas Bilíngües para Surdos”.


___________________________________________

Localização: Museu de Arte Moderna de São Paulo
Parque do Ibirapuera, Portão 3
São Paulo, Brazil

Prepare seus sentidos. "SenCity no MAM" é um evento diferente de tudo que você já viu. Experiências sensoriais por meio de diversas linguagens artísticas contemporâneas promovem a quebra de barreiras e a conexão entre as culturas dos surdos e dos ouvintes.

Em comemoração ao Dia do Surdo, dois eventos serão realizados simultaneamente no MAM e em Roterdã, conectados ao vivo, com interação nas celebrações dos brasileiros e dos holandeses.

O evento será gratuito, com lotação máxima de oitocentas pessoas. Para participar, mande um e-mail a partir do dia 12 de setembro para sencity@mam.org.br com seu nome completo, RG, data de nascimento, estado, indicando se você é ouvinte ou surdo.

O evento é para surdos e aberto para o público em geral. 

Classificação: 16 anos
Proibido entrar com latas e garrafas

17H30 :: Apresentação do grupo Regional de Choro (Escola do Auditório Ibirapuera)
19H30 :: Show de Signmark (em Roterdã)
20H30 :: DJ set Lisa Bueno
21H30 :: DJ set Mixhell (Laima Leyton + Iggor Cavalera)

Realização: MAM e Skyway Foundation 
Apoio: City Council de Roterdã
Patrocínio: Banco ING
___________________________________________


A Chocolates Garoto tem o prazer de anunciar que no dia 24 de setembro de 2011, sábado, no Centro Esportivo Garoto, em Vila Velha, Espírito Santo irá realizar Evento de Valorização da Cultura Surda, pois reconhece e valoriza os sujeitos Surdos, suas marcas culturais e o Dia Nacional do Surdo . No evento, que é o 4º a ser promovido pela Chocolates Garoto, haverá Teatro Surdo, Palestras, Gincana, distribuição de brindes e participação de atores Surdos no Teatro e durante o Evento. Surdos, Deficientes Auditivos, Pessoas com Surdez, familiares, amigos, alunos de Libras, alunos de Cursos de Formação de Intérpretes, alunos de Cursos Técnicos de Tradutores e Intérpretes, Tradutores e Intérpretes Profissionais da Libras, usuários ouvintes da Libras, interessados em conhecer a Língua Brasileira de Sinais e os que pertencem à comunidade Surda Nacional, TODOS, estão convidados a participar no Evento que começará no dia 24 de setembro às 9h. O término está previsto para às 5h da tarde. Venham e participem conhecendo o MUNDO SURDO. O BRASIL INTEIRO ESTÁ CONVIDADO.
___________________________________________

Bonecos do Mundo


Projeto patrocinado pelo SESI traz a São Paulo atrações mundiais do teatro de bonecos.

Entre os dias 17 e 21 de agosto, a cidade de São Paulo receberá o projeto Sesi Bonecos do Mundo, com apresentações gratuitas no Teatro do Sesi-SP e em quatro palcos gigantes montados no Parque do Ibirapuera, além da exposição em homenagem aos 40 anos do grupo Giramundo (MG).

Teatro do SESI - São Paulo 
Av. Paulista, 1313 – Metrô Trianon-Masp 
Dias 17, 18 e 19 de agosto – 19h e 21h 

Parque do Ibirapuera – Arena de Eventos 
20 e 21/08 – a partir das 16h30

Entrada Franca: Retire seu ingresso a partir do horário de abertura da bilheteria do local no dia da apresentação. Lugares limitados. São distribuídos 2 ingressos por pessoa.
___________________________________________

MOSTRA DE CINEMA MUDO

São exibidos 57 filmes mudos realizados até os anos 1930. As sessões acontecem na Cinemateca Brasileira e no auditório do Ibirapuera e têm acompanhamento musical ao vivo. Entre os filmes da mostra é possível ver trabalhos proibidos na época de seu lançamento, como o longa-metragem alemão Da Manhã à Meia-noite, que teve uma única cópia encontrada e restaurada no Japão. O cinema silencioso italiano, homenageado nesta edição, ficou famoso naquele país nos anos 1910. (Fonte: Destak)

LEIA MAIS AQUI
DATA: de 5 a 14/agosto -  VALOR: Grátis
LOCAL: Cinemateca Brasileira e Auditório do Ibirapuera.
___________________________________________
Sabe alguma dica cultural? Nos envia para organizando.ideias@msn.comhttp://www.mam.org.br/