- Dica: Filmes / Livros



Filme: E Seu Nome é Jonas
 Sinopse: Depois de passar três anos em uma instituição para retardados, menino tem diagnóstico de que possui apenas surdez e assim família unida busca aprender a se comunicar usando a linguagem de sinais. [Fonte].

_______________________________________

Filme “O caso LIBRAS”

O filme “O Caso Libras” trata da história de um casal de surdo-mudos que discute dentro de um ônibus pela linguagem dos sinais. Apesar de estarem rodeados de pessoas, ninguém sabe ao certo por que o casal discute tanto. "O Caso Libras" trata de forma bem-humorada sobre o poder da linguagem de libras contando com um final inesperado que surpreende a todos.
_______________________________________

Filme: FILHOS DO SILÊNCIO (1986)
Children of a lesser God 

Filhos do Silêncio é um filme que parece muito além de seu tempo por apresentar uma prática pedagógica contextualizada e diferenciada ao mesmo tempo em que discute a questão das necessidades especiais a partir do caso dos surdos-mudos. [Fonte]
_______________________________________
Filme: Adorável Professor

Em 1964 um músico (Richard Dreyfuss) decide começar a lecionar, para ter mais dinheiro e assim se dedicar a compôr uma sinfonia. Inicialmente ele sente grande dificuldade em fazer com que seus alunos se interessem pela música e as coisas se complicam ainda mais quando sua mulher (Glenne Headly) dá à luz a um filho, que o casal vem a descobrir mais tarde que é surdo. Para poder financiar os estudos especiais e o tratamento do filho, ele se envolve cada vez mais com a escola e seus alunos, deixando de lado seu sonho de tornar-se um grande compositor. Passados trinta anos lecionando no mesmo colégio, após todo este tempo uma grande decepção o aguarda. [Fonte]
_______________________________________
Livro
Vendo Vozes: Uma Viagem ao Mundo dos Surdos (Oliver Sacks)


"O que é necessário [...] para nos tornarmos seres humanos completos? O que denominamos nossa humanidade dependerá parcialmente da linguagem? O que acontece conosco se não aprendermos língua alguma? A linguagem desenvolve-se de um modo espontâneo e natural ou requer contato com outros seres humanos?" Numa fascinante incursão pelo universo dos surdos, Oliver Sacks procura responder a questões como essas. Sua preocupação não é simplesmente apresentar ao leitor a condição daqueles que não conseguem ouvir. Acompanhando a história, os dramas e as lutas dessas pessoas, o leitor será levado a olhar para o seu próprio cotidiano de um modo inteiramente novo. Será capaz de ouvir, nos sons da linguagem, um pequeno milagre que se repete cada vez que uma nova sentença é proferida. 

Tradução: Laura Teixeira Motta [Fonte]
_______________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desde já agradeço o comentário!